4 de novembro de 2017

Institucional

Fablab é uma abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês – um espaço em que pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa.
A rede Fab Lab iniciou em 2001, quando Neil Gershenfeld, professor do MIT e diretor do Centre of Bits and Atoms, começou a lecionar o curso “How To Make (almost) Everything” [Como fazer quase de tudo, em tradução livre]. A princípio as aulas eram direcionadas apenas para um pequeno grupo de alunos, mas, para a surpresa de Neil, centenas deles apareceram.
O professor, então, percebeu que a maior motivação dessas pessoas era produzir aquilo que elas sempre sonharam, mas que nunca existiu. O prazer estava em fabricar as coisas com as suas próprias mãos, em criar com o coração. Não por menos, universidades, instituições e pessoas do mundo inteiro se identificaram com a causa e assim nasceu a rede Fab Lab.
O Fab Lab Camassary faz parte da rede mundial de Fab Labs, e para ter acessar ao perfil do MIT acesse https://www.fablabs.io/labs/fablabcamassary.
Já são mais de 200 laboratórios pelo mundo. Todos os laboratórios da rede devem seguir a Fab Charter, certo? Mas, além de compartilhar os mesmos princípios, os Fab Labs também devem partilhar os mesmos equipamentos e processos, sabe porquê? Porque assim fica mais fácil dividir tudo aquilo que você aprendeu dentro do Fab Lab da sua cidade com os outros Fab Labs do mundo. Este intercâmbio de ideias é muito importante para o crescimento não apenas da rede, mas como de todas as pessoas e projetos que fazem parte dela.